sábado, 18 de maio de 2013


Conhecendo a região (1ª parte)
Cada região do planeta possui características naturais peculiares que são dignas de apreciação por apresentar lindas imagens expressas no tipo de relevo, vegetação, lagos, rios, oceanos e mares e até mesmo nos fenômenos que surgem no céu.
Não é necessário ir pra bem longe para contemplar maravilhas contidas na natureza. É só olhar em volta e observar a paisagem do lugar que moramos. Na Chapada Grande, por exemplo, podemos ver paisagens lindíssimas quando observadas das margens de seus talhados. O próprio relevo plano da chapada favorece a existência de pequenas lagoas com gramas nativas em volta. O tipo de solo e o clima mais agradável permitem que a maioria das árvores permaneça verde durante o ano todo, contrastando com a vegetação das regiões mais baixas.

Fotos 1 e 2: vista de um dos talhados da cidade de Tanque do Piauí



Em relação a fenômenos atmosféricos, Tanque do Piauí é um dos poucos municípios do estado em que a qualquer hora do dia é possível observar fenômenos como os mostrados nas fotos a seguir.

Fotos 3 e 4: nevoeiro após chuva



Em Oeiras podemos ver o céu azul mais bonito da região. A localização da cidade talvez seja a responsável pelo tom mais acentuado dado a cor azul do céu em dias de sol. A cidade está em uma altitude baixa e é rodeada de morros que se tornaram pontos turísticos como o Morro do Leme e o Morro da Cruz.

Foto 5: centro da cidade de Oeiras


Quantos aos atrativos que têm a água como componente, além dos pequenos lagos como a “Lagoa do Cantinho” em Tanque do Piauí, existe no município de Várzea Grande um poço natural denominado “Poço Feio”, que é um ponto de visitação para muitas pessoas das cidades vizinhas. Nele há uma parede de rochas que quando chove forma uma cachoeira, minadouros que surgem de fendas das rochas e um poço que, segundo uma lenda, não tem fim. Também reza a lenda que antigamente existia uma sereia que ficava sobre as pedras.

Foto 6: Poço Feio, zona rural de Várzea Grande-PI



Além das maravilhas da natureza apresentadas neste texto, existem muitas outras paisagens que nem mesmo conhecemos e que coloca nossa região como de muito potencial turístico, necessitando de grande difusão dos pontos já conhecidos e exploração daqueles ainda desconhecidos para posterior divulgação e desenvolvimento de atividades turísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário